Tipos de sapatos masculinos mais elegantes.

Tipos de sapatos masculinos mais elegantes.

 

Existem muitos tipos de calçados masculinos, desde os mais informais como chinelos, sandálias e tênis esportivos até os sapatos mais elegantes.

 

Sendo assim, aqui vamos te mostrar quais são os tipos de sapatos masculinos mais elegantes e como usá-los. 

 

São eles:

 

Oxford

Tipos de sapatos masculinos mais elegantes.

O sapato Oxford, sem dúvidas é o sapato masculino mais tradicional e o mais elegante desta lista. Sua história remete à Escócia ou Irlanda, onde o modelo foi criado. Por lá também é chamado de Balmoral.

 

Entretanto a popularidade do modelo se deu em aproximadamente no ano de 1800, quando os estudantes da Universidade de Oxford decidiram adotar o modelo como parte do uniforme, daí a origem do seu nome atual.

 

A principal característica do sapato modelo Oxford são os furos do cadarço no mesmo corpo do calçado. Em outros modelos, esses furos ficam em uma “aba” costurada à parte.

 

Suas principais indicações de uso são com trajes sociais, como ternos, costumes e smokings. Para smokings, o ideal é o preto envernizado ou preto liso,

 

Para ternos e costumes, você optar também pelos marrons, sempre em couro liso.

 

Tipos de sapatos masculinos mais elegantes: Derby

Tipos de sapatos masculinos mais elegantes.
Embora se pareça bastante com o Oxford, o Derby tem a amarração do cadarço em um recorte de couro à parte.

 

O Derby é o segundo sapato masculino mais elegante desta lista, ele possui uma aba costurada à parte, onde ficam os furos do cadarço. Além desta característica, outra que difere do modelo Oxford é que o Derby tem a parte da frente um pouco mais larga, sendo ideal para homens com os pés mais largos.

 

É um sapato levemente mais casual que o Oxford, mas ainda assim pode ser usado também com ternos e costumes

 

Veja também: Os 17 itens para um viajante prático e elegante

 

Monk-Strap

Tipos de sapatos masculinos mais elegantes.

 

O Monk-Strap não é um modelo muito popular no Brasil, o que é uma pena, pois é um calçado elegante, charmoso e levemente casual.

 

Seu nome (Monk) se deriva da palavra monge, pois os monges europeus usavam esse modelo de sapato masculino no Século XV.

 

O que caracteriza o modelo Monk-Strap é uma faixa com fivela que atravessa o peito do pé. Quando o mesmo possui duas fivelas, é chamado de double monk-strap.

 

Seu uso é um pouco mais casual, mas o de couro polido podem ser usados com ternos e costumes, já os de camurça,  ficam muito bem com calças de sarja, ou até mesmo com calças jeans, em um visual mais arrumado. Por exemplo, com camisa por dentro, ou camiseta e blazer.

 

Tipos de sapatos masculinos mais elegantes:

Loafer

Tipos de sapatos masculinos mais elegantes.

 

O Loafer é um dos tipos de sapatos masculinos mais elegantes que existem, no entanto é o mais casual desta lista.

 

O que caracteriza os sapatos do modelo Loafer são: o solado dividido (parte mais alta atrás e mais baixa na frente), podendo ser com salto na parte traseira, ou simplesme um solado único com a parte de trás mais alta.

 

É muito prático por não ter cadarços, o que, popularmente chamamos de “sapatos de enfiar o pé”. Por essa característica é muito querido pelos homens.

 

Seu uso é bastante amplo, combina com calças jeans, calças de sarja, alfaiataria, calças de linho. E, atualmente existem uns modelos bem casuais, que combinam, incluive, com bermudas.

 

Seu uso é majoritariamente sem meias. 

 

Não use

 

Um tipo de sapato masculino, que, embora seja confortável não é muito elegante é o Side-Gore. Este modelo pode ser de cano curto ou cano longo e tem elásticos na parte superior que auxiliam na hora de calçar. Não use esse tipo de calçado com roupas sociais.

DICA EXTRA: Sapatos elegantes têm bicos arredondados. Sapatos de bico quadrado, além de serem menos elegantes, geralmente são sapatos de menor qualidade.

 

Gostou do texto?

Sabia quais eram os tipos de sapatos masculinos mais elegantes?

Compartilhe nas suas redes sociais ou deixe um comentário abaixo.

 

Abraço.

 

Jason Brum

 

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.