a roupa usada por artistas afeta como sua música é avaliada

Veja como a roupa usada por artistas afeta como sua música é avaliada

Há diversos estudos no mundo todo que se debruçam sobre a questão de como a forma como estamos vestidos interfere na avaliação de terceiros sobre nós mesmos.

E, embora possa parecer que não temos nenhum poder de interferência sobre o que o outro pensa acerca de nós, uma boa aparência através de cuidados pessoais e roupas adequadas para cada tipo físico e ambiente podem fazer verdadeiros milagres e melhorar a projeção de nossa imagem pessoal.

Mas o que vamos tratar nesse texto é como a roupa usada por artistas afeta como sua música é avaliada.

Em pesquisa recente realizada na Europa e divulgada no jornal The Guardian, Noola Griffiths, que estuda a psicologia da música, provou em seu estudo como as roupas usadas por mulheres podem afetar o julgamento de seu desempenho.

Embora os resultados não sejam nenhuma surpresa, é interessante observar as conclusões da pesquisa.

Como foi feita a pesquisa

A pesquisa foi realizada com quatro mulheres violinistas, estudantes de música e que estavam entre as melhores do seu ano na faculdade

Para evitar discrepâncias, tinham o mesmo perfil:

  • Eram brancas
  • Tinham idade entre 20 e 22 anos
  • Usavam o mesmo tamanho de roupas e sapatos
  • E, embora esse conceito seja subjetivo, eram bastante atraentes

As quatro violinistas se submeteram ao teste sendo filmadas em três trajes diferentes: um vestido de concerto, calça jeans e um vestido mais informal e provocante (um vestido para baladas)

Além dessas filmagens, utilizaram o recurso de filmá-las com macacão preto sob completa escuridão, de forma que a única coisa a ser vista era uma fita brilhante em suas articulações. Além, é claro, ser possível ouvir a música que elas tocavam.

Todas as apresentações também foram padronizadas em 104 batidas por minuto, de forma que as faixas de áudio de cada músico pudessem ser substituídas pela gravação de uma única apresentação, gravada por alguém que nunca foi filmado, para cada uma das várias peças do estudo.

Veja como a roupa usada por artistas afeta como sua música é avaliada

Ou seja, ninguém poderia sugerir que a roupa usada por qualquer uma delas tenha contribuído para melhorar ou piorar seu desempenho musical.

Na continuação, os pesquisadores buscaram 30 músicos de diferentes estilos, desde estudantes até profissionais da Filarmônica de Sheffield para assistir os diferentes vídeos com as diversas combinações de roupas.

Esses trinta músicos foram instruídos a dar notas de 1 a 6 para cada uma das apresentações, avaliando proficiência técnica e musicalidade. E os resultados meio que já eram esperados.

Resultados da pesquisa de como a roupa usada por artistas afeta como sua música é avaliada

Em proficiência técnica, as violinistas que usavam roupas de concerto receberam notas mais altas do que quando estavam usando calças jeans ou vestidos de boate.

É importante ressaltar aqui que a performance real de áudio era exatamente a mesma para todas e foi executada por um músico diferente, que nunca foi filmado ou citado na pesquisa.

Já para a avaliação de musicalidade nenhuma outra novidade, novamente tiveram piores notas aquelas vestidas em vestidos de boate.

Conclusão

É óbvio que esse estudo parece simplista, mas envolve diversas questões não só sobre aparência, mas também como no meio musical ainda existe certo preconceito em relação às mulheres.

Para se ter uma ideia, nas décadas de 70 e 80, muitas orquestras escondiam a identidade de algumas músicas para evitar um julgamento deturpado, onde o talento era relegado a segundo plano, quando se tratava de profissionais mulheres.

O tema precisa sempre ser debatido e precisamos que todos lutemos para que mulheres, que já provaram ser tão ou mais competentes que diversos homens nas mais diferentes áreas, tenham seus direitos reconhecidos e tenham condições e salários equivalentes aos dos homens.

Porém, independente do gênero, o que o estudo quis provar também é que somos julgados pela forma como nos vestimos, e que cada ocasião específica exige um dress code que o senso comum espera para cada ocasião.

Quer se sentir melhor? Ter mais autoconfiança, segurança, melhorar sua autoestima, conseguir melhores oportunidades profissionais, ser mais poderoso e mais sedutor com as mulheres?

roupa usada por artistas afeta como sua música é avaliada

Que tal começar a investir em sua própria imagem pessoal?

Quer saber mais sobre o assunto?

Deixe um comentário abaixo.

Abraço.

Jason Brum

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.