Os 17 piores erros cometidos em entrevistas de emprego

Os 17 piores erros cometidos em entrevistas de emprego

Os piores erros cometidos em entrevistas de emprego estão relacionados à faltas e excessos. 

Quando você está sendo avaliado para uma nova oportunidade profissional, o ideal é buscar sempre um meio termo, nada de rompantes, opiniões contundentes, arrogância, mas por outro lado também não precisa ser tímido, cabisbaixo ou vestir roupas simples demais.

Por isso é tão importante saber informações sobre a empresa. Pelo perfil da empresa, você já pode ter uma ideia de como se comportar na entrevista.

Você não imagina que uma entrevista para gerente de uma instituição financeira terá o mesmo perfil que para gerente de uma loja de roupas para jovens.

Então acompanhe abaixo a nossa lista de 17 erros cometidos em entrevistas de emprego.

17 piores erros cometidos em entrevistas de emprego

1 – Chegar atrasado

Os 17 piores erros cometidos em entrevistas de emprego

Prepare-se para chegar com antecedência já pensando em possíveis imprevistos, como engarrafamentos, problemas no transporte público, ou o pneu do seu carro furado.

Falta de compromisso com horários diz muito sobre você e, demonstrar essa característica logo na entrevista de emprego, é pedir para nem ser mais considerado para o cargo.

Se nesse momento tão importante, que você aceitou e, teoricamente deseja o cargo, você chega atrasado, imagina do dia-a-dia na empresa.

2 – Chegar muito cedo

Chegar muito cedo, além de demonstrar ansiedade, pode transparecer para o entrevistador que você não tem nada mais importante para fazer ou mesmo desespero.

Outro problema em chegar com muita antecedência é que pode não haver espaço para todos os candidatos ou o entrevistador se sentir pressionado com sua presença muito tempo antes.

O ideal é se programar para chegar com meia hora de antecedência, aguardar em algum café próximo e só se dirigir ao local da entrevista 15 minutos antes.

3 – Falar mal da empresa anterior

Esse talvez seja um dos mais óbvios, mas que muita gente continua cometendo. O entrevistador pode até fazer alguma pergunta capciosa para provocar alguma reação desse tipo.

Controle-se, mantenha o foco e a educação. É possível mencionar desafios que você enfrentou no passado, sem necessariamente falar mal da empresa ou de algum colega de trabalho.

Esse é um dos mais clássicos e piores erros cometidos em entrevistas de emprego.

4 – Atender o telefone no meio da entrevista

Se for uma entrevista individual que geralmente dura de 10 a 30 minutos, não há nada que justifique você atender o telefone. Qualquer problema que esteja acontecendo fora dali pode esperar.

Se for um processo seletivo demorado, com dinâmicas de grupo que durem o dia todo e você esteja passando por alguma situação em que é extremamente necessário atender o telefone, comunique a alguém da equipe de RH e deixe o seu telefone com essa pessoa.

Colocar o telefone em cima da mesa, entre você e o entrevistador, também não é muito indicado. 

O ideal é que você tenha uma pasta ou bolsa, onde possa colocar os seus pertences. Se não houver, coloque em uma cadeira ao lado.

5 – Usar roupa inadequada

Repito, é muito importante que você pesquise minimamente o perfil do cargo e da empresa que você está pleiteando uma vaga e vista-se de acordo para o dia da entrevista.

Não vista roupas muito casuais. Na dúvida, é sempre melhor estar um tom acima na escala da formalidade, do que um tom abaixo. 

Cuidado com cheiro de cigarro, não use camisetas, calças jeans com rasgados, moletom, tênis esportivo.

Vá com a barba feita ou bem aparada, com roupa limpa e bem passada, hálito fresco e com uma roupa adequada. 

6 – Ser arrogante

Muitas das vezes a arrogância esconde uma baixa autoestima que a pessoa tenta disfarçar sendo arrogante e isso é um dos piores erros cometidos em entrevistas de emprego.

A arrogância se manifesta sob diversos gatilhos, o entrevistado estar se candidatando a um cargo inferior ao que ele está habituado, o candidato menospreza o entrevistador por sua idade, sexo ou orientação sexual.

Nada disso vai te ajudar, autoconfiança não tem nada a ver com arrogância. Não adianta você saber que é a pessoa certa para o cargo se não demonstrar isso com diálogo bem argumentado e atitudes gentis.

7 – Não estar preparado

Estar preparado é pesquisar sobre o mercado de atuação da empresa, o perfil do cargo, média salarial, reputação, e até mesmo curiosidades menos relevantes sobre a empresa.

Isso além de demonstrar que você fez a lição de casa, pode facilitar na hora de uma resposta, te dar mais argumentos e até mesmo sair do lugar comum das respostas clichês.

8 – Não ser objetivo nas respostas

Sabe aquela pessoa que por ter argumentação ruim ou vocabulário pobre, não consegue organizar uma ideia sem dar exemplos ou contar uma história.

Pois bem, por mais que exemplos às vezes sejam importantes, recorrer sempre a eles mostra insegurança e falta de objetividade.

Uma resposta que talvez 5 ou 10 palavras bastassem, você vai acabar dando a volta ao mundo e se perdendo.

9 – Levar comida ou bebida para uma entrevista

Os 17 piores erros cometidos em entrevistas de emprego
Imagina se sujar como o cara da foto. Levar comida é um dos piores erros cometidos em entrevistas de emprego.

Não, definitivamente não. 

Não interessa se você saiu de casa correndo e não tomou o café da manhã ou se a entrevista é às 15h e você ainda não conseguiu almoçar. 

Programe-se para comer com antecedência e ter tempo de escovar os dentes antes da entrevista, mas nunca chegue ao local da entrevista comendo, bebendo ou pior, para usar a sala de espera como refeitório.

Se a recepcionista ou mesmo o(a) entrevistador(a) te oferecer água ou café, não tem problema em aceitar. Não mais que isso.

10 – Não testar as ferramentas

Essa vale para as entrevistas online. A entrevista tem um horário agendado, correto? Então 1 hora antes teste conexões, baterias, iluminação, fone de ouvido, microfone e, claro, esteja com a roupa adequada.

Pode até acontecer de uma coisa dar errado justamente na hora da entrevista, mas efetuando todos os testes previamente, você diminui bastante essa possibilidade.

11 – Apresentar linguagem corporal negativa

O corpo fala e o entrevistador está atento a essas pequenas nuances, como um aperto de mão claudicante, sentar na ponta da cadeira, não manter contato visual, postura curvada, fala demasiadamente baixa, cruzar os braços.

Todas essas atitudes demonstram insegurança, desconforto e falta de preparo ou até mesmo falta de sinceridade. 

12 – Atropelar outras pessoas em dinâmicas de grupo

Sabe aquela necessidade de se destacar e demonstrar que exerce liderança a qualquer custo?

Então, em uma dinâmica de grupo, geralmente são vários(as) recrutadores(as) experientes observando o comportamento de todos ali presentes. Nem sempre o que está sendo avaliado é a capacidade de liderança.

E mesmo que seja, existem diversos modos de exercer a liderança. Ouvindo mais, tendo ideias e ações pontuais demonstram maior capacidade de liderança do que falando o tempo todo e dando ordens aos demais.

13 – Falar muito em primeira pessoa

Conhece aquele ditado “eu ganhei, nós empatamos, vocês perderam”? Com o ególatra acontece exatamente dessa forma, ele fala tudo sempre em primeira pessoa. Os méritos são sempre dele, os deméritos pertencem aos outros.

Pode ser num cargo corporativo, pode ser com um sócio em uma empresa, ou com a esposa e filhos, ele sempre falará de suas vitórias na primeira pessoa.

Por mais que você deva demonstrar segurança e orgulho das suas conquistas, tente utilizar o “nós”, “nosso”, “nossa”, “a gente” e elogiar pessoas que estiveram ao seu lado nessas vitórias.

Ninguém faz nada completamente sozinho.

14 – Trocar o nome do entrevistador

Pode acontecer? Claro que pode. Mas é bem constrangedor para os dois lados. Se você souber de antemão o nome do entrevistador ou da entrevistadora, não existe desculpa para você esquecer ou trocar o nome da pessoa.

No caso de você só saber o nome na hora da entrevista, no momento das apresentações, repita o nome da pessoa.

– Oi fulana/fulano, obrigado por me receber, é um prazer conhecê-lo(a)

Outra forma de não esquecer o nome do(a) entrevistador(a), é associar a alguém que tenha aquele nome, uma amiga, tia, ex namorada.

15 – Mostrar-se preconceituoso

Transparecer preconceito, sem dúvidas, é um dos piores erros cometidos em entrevistas de emprego.

Nunca antes na história da humanidade tivemos um período em que as pessoas estivessem tão cientes dos seus direitos e tão atentas a falas e atitudes preconceituosas.

Para evitar se enrolar em assuntos delicados, nem mesmo entre no mérito.

Mesmo que você esteja sendo entrevistado por outro homem e se sinta à vontade para tecer comentários sexistas, não o faça.

16 – Criar intimidade

Quando o entrevistador ou entrevistadora te trata com simpatia e faz perguntas para quebrar o gelo, significa só isso: quebrar o gelo. Não quer dizer que vocês se tornaram amigos com 3 minutos de conversa.

Não faça perguntas pessoais, não responda como se estivesse batendo papo com um amigo em um bar e não aproveite a ocasião para dar uma cantada.

17 – Descuidar das redes sociais

A primeira e mais importante delas é o Linkedin. Mantenha seu perfil atualizado, tenha bom relacionamento com ex-colegas de trabalho, uma boa foto de perfil e evite entrar em discussões de temas polêmicos.

Nas demais redes sociais, caso seu perfil seja aberto, cuidado com a linguagem empregada em legendas, com o uso correto da língua portuguesa, com posicionamentos radicais e principalmente com fotos de bebedeira. 

Essas listas de piores erros cometidos em entrevistas de emprego são antigas, mas é sempre bom lembrar um tópico ou outro e elas são sempre atualizadas de acordo com novas tecnologias e mudanças na sociedade.

E você, já deu alguma escorregada ou presenciou algo do tipo?

Conta pra mim nos comentários.

Deixe uma resposta