Peaky Blinders: Um guia sobre o estilo da série

Peaky Blinders: Um guia sobre o estilo da série

 

A Netflix vai mudando as imagens de capa de séries e filmes que aparecem em nossos televisores para chamar a nossa atenção para algo que está ali há muito tempo e muitas das vezes nem notamos.

 

Em uma das imagens da série Peaky Blinders, apareceu a linda e excelente atriz Anya Taylor-Joy. Para quem não ligou o nome à pessoa, é a atriz da série O Gambito da Rainha, dentre outros trabalhos no cinema.

 

Pois bem, depois de Peaky Blinders aparecer inúmeras vezes na minha TV como sugestão de série, eis que dei uma chance à trama que se passa em Birmingham, Inglaterra, em 1920, graças a presença no elenco de Taylor-Joy.

 

A história da família Shelby

 

A história que conta a saga da família Shelby, construindo um império no submundo das apostas, roubos, fabricação e exportação clandestina de bebida alcoólica, dentre outras atividades ilegais, prende a atenção desde o início e não é só pelo enredo bem construído.

 

É que a série se inspira em alguns fatos que aconteceram realmente e desenvolve a narrativa com personagens bem elaborados e atuações sensacionais, sobretudo do protagonista Cillian Murphy (Thomas Shelby), Helen McCrory (Poly Gray, tia do protagonista) e Paul Anderson (Arthur Shelby, irmão de Thomas).

 

Entretanto, o que mais chama a atenção na série é o trabalho impecável da figurinista Stephanie Collie, que baseou sua tarefa em fotos de trabalhadores e criminosos do período em que a história é contada.

Peaky Blinders Um guia sobre o estilo da série

O primor do trabalho de Stephanie Collie pode ser notado em cada detalhe, desde as boinas, texturas dos ternos até mesmo nas gravatas, abotoaduras, botões, calçados, prendedores, lenços e flores de lapela. Sem contar, é claro, os cortes de cabelo.

 

O mafioso protagonista tem o seu charme amparado pelo excelente desempenho de Cillian Murphy, mas principalmente pelo esmero do trabalho de pesquisa e execução da equipe de figurino.

 

E para a minha frustração, Anya Taylor-Joy só aparece na quinta temporada.

 

Mas vamos deixar de papo furado e mostrar o que tem de bom no figurino de Peaky Blinders: Um guia sobre o estilo da série.

 

O estilo de Thomas Shelby

 

Todo homem gostaria de ser um pouco como Thomas Shelby, não pela violência ou pelo envolvimento em atividades ilegais, mas pelo seu charme, carisma e a forma impecável de se vestir.

 

O estilo para o dia-a-dia de Thomas Shelby tem uma pegada quase militar da alfaiataria urbana com lãs, sarjas pesadas e tweeds, combinando com ternos impecáveis na cor, textura e caimento, botas resistentes, casacos grandes e, claro, as famosas boinas.

 

São várias camadas para enfrentar o frio britânico, mas sem perder a elegância em nenhuma delas. Podem ser vistos os longos casacos sobre jaquetas e coletes combinando.

 

As camisas costumam ser brancas (claro, são as mais elegantes e versáteis), às vezes com babados e colarinhos engomados, usados eventualmente com prendedores.

Em algumas cenas é possível ver Tommy utilizando camisas com todos os botões fechados, porém sem gravatas, popularizando o estilo “air tie”.

 

Mas o estilo Peaky Blinders não é só reviver looks vintage de forma requintada. Trata-se de se inspirar na elegância da alfaiataria das primeiras décadas do século 20 e reinventá-la para trazer um toque bem elaborado e distintamente britânico ao vestuário moderno.

 

Com tudo isso, não é de se estranhar que o estilo dos figurinos da série tenha caído no gosto popular e aumentado a procura por itens usados pelos personagens.

 

Veja abaixo, algumas das peças mais usadas pelos personagens e entenda Peaky Blinders: Um guia sobre o estilo da série

 

A jaqueta

Como estamos falando de roupas externas, seu casaco deve ser longo, com lapela e pesado o suficiente para suportar o rigor do inverno de Birmingham ou de qualquer outra cidade que tenha um inverno de “bater o queixo”.

 

Ter um casaco e/ou sobretudo com textura e caimento corretos sinaliza gastar um bom dinheiro, mas pode ter certeza que comprar uma peça de qualidade é um excelente investimento, principalmente se você vive ou viaja com frequência para cidades muito frias.

 

É uma peça absolutamente atemporal, que, com os cuidados corretos, durará anos, vai elevar sua aparência e autoestima a outros níveis, sem contar que vai combinar com estilos bastantes diferentes.

 

Quando o assunto é a padronagem e o design, pode apostar no xadrez Príncipe de Gales, tweed espinha de peixe, entre outros padrões e tecidos tradicionais.

 

Porém, você também pode apostar em tons lisos escuros, como o marinho, verde musgo, preto e grafite.

 

As Boinas

Peaky Blinders Um guia sobre o estilo da série

A primeira recomendação aqui é que você se inspire nas boinas dos personagens da série, mas dispense o uso de gilete na aba, deixe esse “acessório” para os gangsters da família Shelby.

 

A segunda e importantíssima dica, é não usar boinas viradas para trás.

 

O pico superior das boinas de Peaky Blinders têm uma curvatura distinta e geralmente são usadas em cores lisas como o cinza, o grafite, o marrom, o verde militar e o azul marinho.

 

As camisas 

Peaky Blinders Um guia sobre o estilo da série

Um dos aspectos mais notáveis das camisas usadas pela família Shelby é a gola redonda removível. É uma gola mais redonda e discreta, quase extinta nos dias atuais.

 

As golas removíveis eram de grande praticidade, pois podiam ser retiradas para lavar separadamente, poupando o restante da camisa. Também era possível comprar somente as golas quando já estavam muito sujas e/ou gastas.

 

As botas de Peaky Blinders: Um guia sobre o estilo da série

Peaky Blinders Um guia sobre o estilo da série

O item mais importante em um visual masculino é o sapato.

 

Dito isso e mesmo que na maior parte dos enquadramentos da série, seja mais fácil identificar o visual próximo ao rosto, como barbas, cortes de cabelo, chapéus, gravatas e demais acessórios, as botas utilizadas pelo trio de mafiosos Blinders é dos itens mais característicos da série.

 

São botas de couro, com cano alto, acima do tornozelo, de amarrar, sempre em cores escuras como marrom ou preto.

 

Os ternos

Peaky Blinders Um guia sobre o estilo da série

 

Aqui no Brasil, embora utilizemos o termo “terno”, o fazemos de forma equivocada, pois o terno, como o próprio nome sugere, é o conjunto de três peças. Calça, paletó e colete.

 

Na série sim, eles utilizam sempre ternos, com calças com a barra levemente mais altas (curtas) e mais ajustadas (não tanto como as atuais).

 

Tweed, xadrez e ternos texturizados cinza, azul e marrom são os mais comuns no dia-a-dia do clã Shelby (além de Michael, que está começando a ter mais influência sobre seus colegas americanos de lapela larga).

 

Entenda mais sobre as diferenças entre terno paletó e blazer, neste link.

Acessórios de Peaky Blinders: Um guia sobre o estilo da série

 

Suspensórios

Peaky Blinders Um guia sobre o estilo da série 6

Na maior parte das vezes, os acessórios estão escondidos sob coletes , entretanto eram um acessório necessário para calças sob medida, sem uso de cinto, nas primeiras décadas do século passado. 

 

Abotoaduras

 

A abotoadura é um acessório extremamente discreto e elegante, que denota o capricho de um homem em se vestir bem. Para usar este acessório é necessário utilizar uma camisa de punho duplo, também chamado de punho francês.

 

Na série, geralmente as abotoaduras são mais vistas no punho do protagonista, Thomas Shelby.

 

Gravatas

 

Embora na série apareçam diversos tipos de gravatas, as mais comuns utilizadas pelo clã Shelby eram gravatas discretas, com nós simples, larguras estreitas e cores escuras.

 

Corte de cabelo de Thomas Shelby

 

Peaky Blinders Um guia sobre o estilo da série

O corte de cabelo de Thomas Shelby virou febre em todo o Reino Unido após o sucesso da série, no entanto é um corte bastante simples e popular, é o famoso undercut.

 

Os cortes de cabelo da série têm inspiração militar, o que demonstra força, poder e masculinidade.

 

O undercut é perfeito para pessoas com o rosto mais oval, o corte de cabelo do Thomas Shelby não tem mistério. Raspado nas laterais e na parte de trás, bem curtinho mesmo, deixando um comprimento na franja para modelar o cabelo de lado.

 

A altura do pente na parte raspada, pode ser o 1, 1 ½ ou 2.

 

E aí, você assiste a série?

 

Também é fã do figurino e como se vestem os Shelby?

 

Deixa a resposta abaixo nos comentários.

 

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.