Descubra o que são soft skills e porquê é tão importante desenvolver tais habilidades

Soft skills são habilidades comportamentais subjetivas, relacionadas a maneira como o profissional lida com o outro e consigo mesmo em diferentes situações.

Já as hard skills são aquelas habilidades mais técnicas que são facilmente identificadas, sobretudo através de cursos, treinamentos e educação formal.

Ainda não entendeu?

Veja então abaixo alguns exemplos de soft skills e hard skills.

Soft skills e hard skills

Exemplos de soft skills

  • Comunicação eficaz
  • Organização
  • Boa escrita
  • Poder de argumentação
  • Criatividade
  • Liderança
  • Ética
  • Iniciativa
  • Vestir-se adequadamente
  • Auto-motivação
  • Controle emocional
  • Boa oratória
  • Atitude positiva
  • Trabalho em equipe
  • Resiliência
  • Traquejo social

Viu como as soft skills podem ser subjetivas? Mas ainda que não seja possível desenvolver todas elas, é possível sim aperfeiçoar aquelas que você tem mais afinidade e melhorar as demais.

Veja também: 11 sinas da síndrome do impostor e como se livrar disso.

Exemplos de hard skills

  • Domínio de algum idioma
  • Formação técnica ou superior em alguma área do conhecimento
  • Edição de vídeos e imagens
  • Conhecimento avançado em excel
  • Domínio de linguagem de programação
  • Intercâmbio
  • Tocar um instrumento musical
  • Saber operar uma máquina pesada

Esses são só alguns exemplos de hard skills. Claro, que em cada área do conhecimento e profissional, existe uma infinidade delas.

As hard skills são aquelas habilidades adquiridas, que normalmente os profissionais já colocam no currículo, já as soft skills são aquelas outras em que as pessoas do seu convívio pessoal e profissional percebem em você.

Qual a importância das soft skills?

Um grande erro de muitos profissionais, sobretudo dos mais jovens, é achar que o currículo por si só é capaz de torná-lo um grande profissional. É óbvio que uma formação robusta, em um curso importante, em uma universidade renomada, agrega muito valor a qualquer currículo.

Entretanto, se o profissional for arrogante, se recusar a continuar aprendendo no dia-a-dia e não souber lidar com outras pessoas, demandas e cobranças profissionais, sua formação tradicional e todas as credenciais divulgadas no currículo perderão aos poucos sua importância.

Por isso, as soft skills, como bom relacionamento interpessoal, saber delegar, saber ouvir, agir sob pressão, ter controle emocional, entre outras, são tão importantes para carreiras em qualquer setor.

Como desenvolver suas soft skills

Muitas das habilidades suaves ou soft skills são um acumulado de tudo aquilo que recebemos de educação em casa, educação formal, círculos sociais e profissionais em que convivemos e também da personalidade de cada um.

Porém, isso não quer dizer que não podemos desenvolver tais habilidades por vontade própria e empregar algum esforço nesse intento.

Veja abaixo algumas dicas práticas para desenvolver suas soft skills.

1 – Busque por autoconhecimento

Essa é a maneira mais eficiente e a primeira atitude que você deve tomar ao querer desenvolver suas soft skills, afinal é através do autoconhecimento que você pode enxergar com mais nitidez as suas limitações e forças.

Faça terapia, pratique algum esporte, medite, dedique alguma parte do seu tempo a algum trabalho voluntário, peça feedback de amigos, familiares e colegas de trabalho.

Fique bem atento às suas reações aos eventos que ocorrem em sua vida. Verifique atentamente como você se comporta e o que desencadeia bons e maus sentimentos.

Tire um tempo para refletir sem distrações, observe como tem sido os seus dias e se o que você tem feito tem dado os resultados que você espera. Entenda quais são as soft skills mais importantes para você e tente desenvolvê-las.

2 – Escute mais

Vivemos em um momento da história em que todos querem falar, mas poucos se dispõem a ouvir. 

Pode soar um pouco clichê a frase acima, mas basta reparar nos círculos sociais, profissionais e no mundo online. Todo mundo quer ser especial, todo mundo quer falar alguma coisa, vender seu peixe, contar sua história…

Mas como fazer diferença num mundo assim? Ouvindo e reparando mais.

Ao praticar a escuta atenta, você dá a oportunidade de ouvir os medos, esperanças e projetos de outras pessoas, além de abrir um canal confiável de comunicação.

Ouvindo você aprende e pode também receber muito feedback sobre você mesmo.

3 – Torne-se mais atraente

soft skills

Ao ler o título dessa sugestão você pode pensar em algo como se tornar mais sexy e sedutor, mas não é só sobre isso que estou falando.

Um dos significados da palavra atraente, segundo o dicionário Caldas Aulete, é “que atrai por ser agradável, conveniente, ou por ter atributos que induzem a bem-estar, satisfação”.

Portanto, busque melhorar a sua imagem pessoal. Sim, você pode se tornar mais sexy e sedutor, mas pode ser uma pessoa agradável em que os demais se sentem bem ao estarem por perto.

Sorria mais, cuide da sua aparência, tenha bons hábitos de higiene, perfume-se e aprenda a se vestir melhor.

Veja também: 7 descuidos que podem detonar sua imagem pessoal.

4 – “Saia da caixa” de vez em quando

Busque novos projetos, faça um caminho diferente para o trabalho, viaje para novos lugares, faça um intercâmbio, faça coisas sozinho, como ir ao cinema, sair para jantar ou viajar.

Você vai se surpreender como uma mudança na rotina ou fazer coisas sozinho podem te abrir inúmeras e novas perspectivas sobre diversos assuntos. Não vale nesses momentos ficar com a cara enfiada no telefone.

Aproveite o momento, observe as pessoas ao redor e deixe sua mente descansar um pouco.

Esse é um excelente exercício para a criatividade e para a empatia.

5 – Tenha paciência e disciplina

O sucesso é a prática de pequenos esforços repetidos dia após dia.

Robert Collier, escritor.

Temos uma tendência de querer resultados rápidos com o mínimo de esforço empregado. Porém, isso pode funcionar bastante para encher os bolsos de gurus motivacionais, mas é uma grande ilusão para a imensa maioria dos mortais.

O sucesso é possível, com muita paciência e disciplina. 

Ao traçar planos e metas, não os faça só a curto prazo. Busque o horizonte e mire lá também, isso vai fazer um bem danado para você, diminuindo sua cobrança, ansiedade e vai te manter focado em um objetivo maior.

Agindo dessa forma, você vai perceber que faz parte de um sistema em que precisa ajudar e aceitar ajuda de muitas pessoas.

Veja também: Os 17 piores erros cometidos em entrevistas de emprego

6 – Leia bastante

soft skills

O percentual de brasileiros e brasileiras que lêem com frequência vem diminuindo nos últimos anos, principalmente no topo da pirâmide social. Porém, a leitura frequente, além do prazer que proporciona, é um catalisador de diversas soft skills.

Veja abaixo o que o hábito da leitura pode fazer por você e suas habilidades:

  • Melhorar sua escrita
  • Aumentar seu poder de argumentação
  • Enriquecer seu vocabulário
  • Te tornar uma pessoa mais interessante, pois saberá conversar sobre vários assuntos
  • Melhorar sua oratória
  • Estimular a criatividade
  • Aumentar a concentração

Assim como tantas outras atividades, a leitura também pode se tornar um hábito, mesmo para quem não gosta muito de ler.

7 – Nunca pare de estudar

Já ouviu aquele ditado “viva como se fosse morrer amanhã e estude como se fosse viver para sempre”? Acumular conhecimento nunca é demais e não existe idade para continuar aprendendo.

Estenda a sua escolaridade formal, faça um MBA, pós, mestrado, doutorado. Faça cursos técnicos, estude algo pontual que pode ser usado em sua carreira, mas também estude algo que você goste de fazer nas horas vagas.

Um hobby por exemplo, culinária, música, pintura… O que você gosta de fazer?

Quando possível, opte por cursos presenciais para conviver com outras pessoas e aperfeiçoar ainda mais suas habilidades sociais.

Conclusão 

É claro que você precisa ter capacidades técnicas que, na maioria das vezes, são as hard skills que vão te dar. 

Também é óbvio que, na maioria das vezes, as portas só vão se abrir, se você tiver uma formação acadêmica respeitável, no entanto, são as habilidades subjetivas (as soft skills) que vão permitir que você seja admirado, respeitado e alcance sucesso na carreira.

Eu costumo dizer que as hard skills são as engrenagens e as soft skills são os lubrificantes que farão a máquina funcionar perfeitamente.

Você encontra dificuldade em alguma dessas soft skills?

Você acredita que, caso se vestisse melhor, ganharia mais confiança na carreira, nos relacionamentos pessoais e conquistas amorosas?

Que tal então contratar um consultor de imagem para te ajudar com isso?

Saiba mais sobre a consultoria de imagem.

Entre em contato.

Deixe uma resposta