Itens essenciais para o guarda roupa masculino e dicas de uso.

Conheça os Itens essenciais para o guarda roupa masculino e dicas de uso

O guarda roupas essencial do homem vai variar de acordo com sua profissão ou cargo que ocupa em determinada empresa, mas esses são os principais itens que todo homem deve ter para ter opções elegantes, que combinam entre si e dão liberdade para transitar em diversos ambientes.

Calças Jeans

Os modelos de calça jeans segundo o corte são: regular (straight), slim, skinny e boot cut. As mais elegantes e que todo homem deveria ter pelo menos uma peça de cada modelo é a tradicional e a slim, preferencialmente de cor escura e sem muitos detalhes. É que, as cores escuras, além de serem mais elegantes, permitem maiores combinações com as peças que serão usadas em cima (camisetas, camisas, blazers e suéteres).

A calça skinny não é muito recomendada para quem tem pernas muito finas ou muito grossas, pois essas características só serão acentuadas com calças desse tipo. Já as boot cuts só devem ser usadas por homens que têm panturrilhas muito largas.

Itens essenciais para o guarda roupa masculino e dicas de uso
A calça Skinny é a mais justa, desde a cintura até a bainha. a Slim é levemente ajustada na perna, a Regular tem a mesma largura em todo o comprimento. Já a Boot-Cut é mais larga na panturrilha e bainha.

Camiseta (t-shirt)

Independente de sua ocupação, nos momentos de lazer, você vai precisar ter algumas camisetas, as mais recomendadas são as básicas (lisas). Tenha pelo menos umas 4, nas cores preta e branca, variando gola redonda e gola v de cava curta. Caso você use bastante camisetas, tenha outras cores básicas e também pode ousar com algumas estampadas, com frases ou personagens, Entretanto, essas mais informais e pessoais evite em ambientes profissionais.

Camisa de manga longa

Mesmo que você não use com frequência, você deve ter pelo menos uma camisa social de manga longa na cor branca. Combina com qualquer cor de terno e é uma peça coringa com diversos looks. Caso você use camisas com mais regularidade, tenha mais de uma peça na cor branca e varie as cores, dando preferência por aquelas em tons claros, são mais fáceis de combinar.

Blazer

Muita gente acha que blazer é um item formal demais, mas esqueça isso, hoje em dia existem blazers feitos dos mais variados materiais, alguns bastante informais, como a malha.

Independente do nível de formalidade que você queira na hora de escolher o seu blazer, tenha pelo menos uma peça. A cor mais indicada, principalmente se você não usa muito e não terá muitas peças, é a azul marinho.

Um blazer despojado, pode ser usado com calça jeans, calça de sarja, com camisetas, camisas, polos e suéteres.

Terno ou costume

Terno é o conjunto de calça social, colete e paletó, geralmente confeccionados com o tecido da mesma cor e estampa, já o costume é o mesmo conjunto sem o colete.

Mesmo que você não use com frequência, ter um conjunto desses pode sempre te salvar para um convite em cima da hora para algum evento mais formal. Se você for a dois eventos em um ano que precise usar um terno, já vai sair mais barato que alugar.

Opte por cores escuras, como o azul marinho ou cinza chumbo. 

Calça de sarja

A calça de sarja, que também é chamada de calça chino é um item que dá mais elegância e charme que a calça jeans e menor formalidade que a calça social. Existe uma infinidade de cores, desde as mais discretas como marinho, cinza, bege, até as mais chamativas, como melancia, amarelo, azul royal etc..

As mais comuns e mais fáceis de combinar são: areia, bege, marinho e cinza.

Sapato social

Tenha em mente que existem diversos modelos de sapatos de couro, que diferem entre si por inúmeros fatores no seu design e que determinam o grau de formalidade de cada um deles.

Na dúvida de qual sapato masculino usar em cada ocasião, opte sempre pelos mais elegantes.

Os mais elegantes e que você deve ter pelo menos um par na cor marrom ou preta, são os modelos Oxford e Derby. O Oxford é o mais clássico e elegante de todos os sapatos masculinos, mas se você tem o pé mais largo, pode optar por um Derby que continuará bastante elegante.

Suéter

O suéter é uma peça coringa, pois é leve, não esquenta muito, faz pouco volume (pode ser guardada em qualquer lugar) e quase não amassa, portanto pode sempre estar dentro de sua pasta ou mochila e ser usado de acordo com o clima mais frio ou mesmo em escritórios gelados.

Os melhores são os mais finos, de cores lisas e com gola v. Podem ser usados com camisetas, polos e camisas de manga longa. 

Camisa polo

Entra moda, sai moda, mudam os estilos, as estampas, os listrados, o tamanho da logo da marca, mas a camisa polo é um item atemporal, está sempre na moda.

Tenha pelo menos umas 3 camisas polo, preferencialmente em cores lisas, sem listrados ou com logomarcas gigantes das marcas. Se você for mais tradicional, opte pelas cores escuras, como musgo, marinho ou vinho.

Para dar mais alegria ao seu guarda roupas e combinarem com uma bermuda e um passeio no final de semana, escolha nas cores azul claro, amarelo, rosa claro.

Bermudas

A quantidade vai variar de acordo com a quantidade de compromissos menos formais que você tem, é claro, mas tenha pelo menos uma bermuda jeans, uma de sarja e uma de algodão com linho, da mais casual à mais arrumadinha. Escolha peças lisas e de cores neutras.

  • Jeans: azul marinho ou preto
  • Sarja: musgo, marinho, caramelo.
  • Algodão com linho: Areia, palha, bege.

Gravata

Tenha pelo menos uma de cor média a escura, com pequenos desenhos, listras ou grafismos. A palavra aqui é discrição. Opte por gravatas largas ou médias.

Tênis casual

Não confunda tênis casual com tênis esportivo. O segundo são aqueles de nylon ou tela multicoloridos que são SOMENTE para a prática esportiva.

Tênis casual são aqueles de lona, couro, tecido ou nylon, mas geralmente em uma ou duas cores, que são para momentos de casualidade, como uma festa durante o dia, um passeio com a família etc. Tenha pelo menos um par.

Itens essenciais para o guarda roupa masculino

Jaqueta

Se você mora em uma cidade muito quente, não tem costume de viajar e não é de sentir frio, pode até pular esse item, mas a jaqueta é outro item prático e aquece e quebra o galho em diversos momentos.

As mais elegantes são as de couro ou de tecidos sintéticos que imitam o couro, mas também têm as jeans e de sarja. 

Tenha pelo menos uma jaqueta. Qualquer que seja a sua escolha, opte por aqueles com menos detalhes, como muitos bolsos, zíperes, estonados, rasgados etc…

Cinto

Primeira dica: Se a calça está bem ajustada na cintura e você está usando camiseta ou camisa por fora da calça, o cinto é totalmente dispensável e não afetará em nada o seu visual.

Agora se você vai usar a camisa por dentro da calça, o cinto deve combinar com a cor do sapato. No caso dos marrons, caso não encontre um exatamente da mesma tonalidade do sapato, busque um o mais próximo possível.

Você pode ter um cinto de couro de qualidade para combinar com seu sapato social e outros mais informais, como os de lona, corda ou couro envelhecido.

Camisa jeans

A camisa jeans é aquele item coringão que combina com quase tudo e te salva quando você está com pressa e deseja estar um pouco mais apresentável. Pode ser usada com calças de sarja, bermuda ou calça jeans de diversas cores. Combina bem com jeans da mesma tonalidade da camisa (visual all jeans), com calça preta, caramelo e verde musgo.

Conclusão – Itens essenciais para o guarda roupa masculino

Alguns outros itens poderiam entrar nessa lista, mas talvez não sejam tão essenciais para todos os homens, portanto hoje vamos parar por aqui.

Espero que, seguindo essas dicas, você tenha um guarda roupas mais organizado, mais assertivo e fique muito mais fácil escolher e combinar seus looks.

Jason Brum
Consultor de imagem e estilo

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.