Ideias Para Tatuagens Masculinas Sem Perder A Elegância

25 Ideias para tatuagens masculinas sem perder a elegância

Ideias para tatuagens masculinas sem perder a elegância

Tatuagem é uma arte de aplicação de tinta (permanente ou temporária) sobre a pele com o intuito de formar desenhos, reais ou abstratos, com propósitos puramente estéticos, ritualísticos, de pertencimento a algum grupo ou sociedade, entre outros.

A origem da palavra tatuagem vem da Polinésia, onde o explorador britânico Capitão James Cook do século XVIII navegou por volta do ano de 1770.

Cook ficou encantado com a arte praticada pelos ilhéus da Polinésia de “ta tau”, que se traduz literalmente como “escrever”, onde homens e mulheres tinham seus corpos pintados com designs belíssimos.

O encanto do Capitão foi tanto, que ele levou para a Europa um tatuador polinésio chamado Ma’i  e a palavra tattoo em inglês começou a ser difundida na Europa.

“As marcas em geral são espirais desenhadas com grande precisão e até elegância” – Capitão James Cook

Leia também: 46 homens de estilo para você se inspirar

Ideias Para Tatuagens Masculinas Sem Perder A Elegância

Então a tatuagem foi inventada na Polinésia?

A resposta a essa pergunta é NÃO.

Embora seja impossível indicar com precisão em que lugar do mundo a tatuagem foi inventada, é mais coerente a teoria de que diversos povos em lugares distintos pelo planeta faziam desenhos na pele.

Otzi, o Homem de Gelo, foi descoberto em 1991 e seu apelido vem do local em que foi encontrado nos Alpes Otztal, na fronteira entre a Áustria e a Itália.

Seu corpo foi naturalmente mumificado e preservado, tornando-o a múmia humana mais antiga da Europa, com aproximadamente 5300 anos .

O corpo de Otzi tem um total de  61 tatuagens  em várias partes diferentes, com a maioria dessas inscrições localizadas em suas pernas. Um exame atento das marcações na múmia indica que  fuligem ou cinzas de fogueira foram usadas para criar as tatuagens.

Os locais onde as práticas de tatuagem foram registradas em restos mortais incluem: Alasca, Mongólia, Groenlândia, Egito, China, Sudão, Rússia e Filipinas

Todas essas descobertas estão relacionadas a diferentes períodos de tempo ao longo da história antiga. Alguns deles datam de 2100 AC.

A despeito da suposta descoberta da tatuagem pelo Capitão Cook na Polinésia e de todas as teorias de onde ela possa ter surgido, o certo é que 100 anos após a expedição do desbravador britânico, outro britânico, desta vez Charles Darwin, sentenciou que não havia lugar no mundo que não conhecesse a arte da tatuagem.

Em seu livro “A Descendência do Homem” de 1871, o biólogo, geólogo e naturalista Darwin afirma “nenhuma cultura desconheceu o uso da tatuagem, e é bem possível que a prática seja tão antiga quanto a própria humanidade”… “do Polo Norte à Nova Zelândia não havia aborígene que não se tatuasse”.

Ideias Para Tatuagens Masculinas Sem Perder A Elegância

As diversas conotações da tatuagem

As tatuagens já foram usadas para marcar prisioneiros, serviu para identificar os judeus vítimas do nazismo, para demonstrar importância dentro da hierarquia da Yakuza, a máfia japonesa.

Na China antiga, criminosos condenados eram marcados com uma tatuagem no rosto. Essa tatuagem foi usada para avisar outros membros da sociedade que essa pessoa não era confiável.

Atualmente em diversas partes do mundo, diversas religiões, grupos étnicos, gangues, tribos e pessoas comuns fazem uso da tatuagem com uma variedade imensa de significados e propósitos, como:

  • Marcas de status e posição
  • Devoção religiosa e espiritual
  • Homenagem a um parente, artista ou animal de estimação
  • Ritos de passagem
  • Decorações por bravura
  • Atrativos sexuais e marcas de fertilidade
  • Promessas de amor
  • Amuletos e talismãs
  • Proteção 
  • Punição

A verdade é que as motivações e os simbolismos relacionados às tatuagens parecem uma lista infinita, mas citamos acima os principais.

No entanto, as tatuagens podem ter ainda, as seguintes funções:

Ideias Para Tatuagens Masculinas Sem Perder A Elegância

Cosmética – Tatuagem por exemplo de sobrancelhas, imitando o efeito do lápis de olho sob as pálpebras, e de contorno de lábios com o intuito de dar aparência de maior volume à região.

Funcional – As tatuagens funcionais são usadas principalmente para uma finalidade diferente da estética. Um desses usos é tatuar pacientes com Alzheimer com seus nomes, para que possam ser facilmente identificados se desaparecerem.

Médicas – Para marcação, por exemplo, de uma área onde serão aplicadas repetidas sessões de radioterapia, indicação de tipo sanguíneo ou alguma condição médica especial. 

Também podem ser usadas como pigmentação de áreas da pele afetadas pelo vitiligo, visando uniformizar o tom e como aréolas de seios reconstruídos após mastectomias.

A tatuagem e o cristianismo

Ideias Para Tatuagens Masculinas Sem Perder A Elegância

Com a expansão do Cristianismo na Europa, houve um declínio da tatuagem tribal.

Esse mesmo fenômeno se deu em outras culturas, com a empreitada europeia de converter povos aborígenes ao Cristianismo, sob a alegação que fazer adornos nos corpos eram práticas pagãs.

A tatuagem, em algumas culturas indígenas, era uma forma de marcar o corpo na passagem da infância para a fase adulta.

Hoje em dia, boa parte dos cristãos, sejam católicos ou protestantes, não enxergam a tatuagem como uma prática condenável. No entanto, ainda existe uma minoria que utiliza a visão dos judeus contra as tatuagens baseada no livro de Levítico.

A igreja católica não proíbe a tatuagem, porém também não a incentiva, só orienta que os católicos não tatuem imagens satânicas, obscenas ou que blasfemem contra a fé cristã.

Muitas denominações cristãs acreditam que as leis do livro de Levítico estão desatualizadas, além de acreditarem que o texto só foi aplicado aos israelitas e não aos gentios.

Todavia ainda hoje algumas denominações evangélicas e fundamentalistas acreditam que o texto citado acima se aplica também aos cristãos, portanto tatuar o corpo é pecado.

Ideias Para Tatuagens Masculinas Sem Perder A Elegância

A tatuagem e o texto de Levítico

O texto de Levítico, capítulo 19, versículo 28 na versão da Bíblia “Nova Almeida Atualizada” diz o seguinte: “Pelos mortos não façam cortes no corpo, nem ponham marca nenhuma sobre vocês. Eu sou o Senhor.”

O que dá a entender no texto citado acima é que não se marque o corpo para homenagear pessoas mortas, no entanto vou deixar esse assunto para alguém que entende a Bíblia melhor do que eu.

Abaixo, um vídeo do Pastor Pedrão falando acerca do texto de Levítico 19:28 e sua opinião sobre tatuagens e piercings.

Cuidados com tatuagens em viagens

Viajar para o exterior é vivenciar outra cultura e cumprir leis e costumes do país anfitrião. 

Não tem jeito, “minha casa, minhas regras”. No caso, é a casa dos outros. Perdoe-me pelo trocadilho involuntário, mas você deve ter cuidado ao viajar para alguns países caso você tenha tatuagens, principalmente se elas envolverem símbolos religiosos.

Na Tailândia, que é um país budista, não é bem visto usar tatuagens com a imagem de Buda. Creio que você não terá maiores problemas ao andar na rua com alguma tatuagem de Buda exposta, mas terá que cobrí-las ao entrar em qualquer templo budista.

E acredite, se você estiver na Tailândia a turismo, o que você mais vai fazer é visitar templos budistas.

Nos países muçulmanos, os xiitas que formam aproximadamente 16% de seguidores do Islã aceitam a tatuagem, já os sunitas, que são 80% dos fiéis, são contra marcar o corpo com desenhos.

Em boa parte dos países que são mais modernos e abertos ao turismo, você não terá maiores problemas com suas tatuagens, contanto que não seja nada ofensivo e você só as mostre em locais adequados, como praias e piscinas.

Ao visitar mesquitas, o ideal é que você cubra suas tatuagens, principalmente se alguma delas tiver temática religiosa.

Resumindo, você vai precisar de alguns cuidados a mais com suas tatuagens se viajar para países do continente africano, asiático e Oriente Médio.

Ideias Para Tatuagens Masculinas Sem Perder A Elegância

Leia também: A breve vida de James Dean e o impacto na moda

A tatuagem moderna e o preconceito

Após essa longa introdução falando sobre o contexto histórico e religioso envolvendo a tatuagem, vamos falar agora como é a tatuagem hoje em dia no Brasil e se ainda existe preconceito.

A tatuagem no Brasil se modernizou bastante e hoje temos dezenas ou talvez centenas de tatuadores no mesmo nível dos melhores do mundo, as tintas são menos tóxicas e mais duradouras e a assepsia de estúdios e esterilização de instrumentos é assunto levado a sério por qualquer estúdio que se preze.

Dito isso, com toda a moda de desenhar o corpo, com milhões de brasileiros e brasileiras se tatuando, ainda existe preconceito contra a tatuagem?

Sim, existe!

Muitas pessoas de mais idade ainda não enxergam a tatuagem com bons olhos, assim como fundamentalistas de algumas religiões e ela também não é bem vista em alguns mercados de trabalho mais tradicionais.

Portanto, pense bastante antes de fazer marcas permanentes em seu corpo.

Leve em consideração principalmente esses pontos:

  • Local do corpo que ficará a tatuagem
  • O tema da tatuagem
  • Sua religião
  • Mercado de trabalho que você atua.

IMPORTANTE: Evite tatuar símbolos religiosos, você pode mudar de religião no futuro. Quanto ao mercado de trabalho, você pode estar em um mercado informal atualmente, mas migrar para um mais formal no futuro. Esses conselhos valem sobretudo para os mais jovens.

Ideias Para Tatuagens Masculinas Sem Perder A Elegância

Conquiste seus objetivos através de sua imagem pessoal. Conheça a consultoria de imagem masculina.

O mercado de trabalho atual e a tatuagem

Como dito ao longo deste texto, a tatuagem hoje em dia quase não choca mais ninguém, porém se você atua ou pretende atuar em atividades ou empresas mais formais como escritórios de advocacia, bancos de investimento, entre outros, evite tatuar partes do corpo que ficam expostas, como mãos, antebraço, pescoço e principalmente rosto.

Por mais que tenhamos evoluído bastante, tatuagem no rosto ainda não é tolerada em praticamente nenhum mercado de trabalho um pouco mais formal.

Veja abaixo algumas ideias para tatuagens masculinas sem perder a elegância.

Ideias para tatuagens masculinas sem perder a elegância

Além das mostradas durante o texto, seguem abaixo mais algumas ideias de tatuagens masculinas sem perder a elegância.

Ideias Para Tatuagens Masculinas Sem Perder A Elegância

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.