Quais as Diferenças Entre Gola, Lapela e Colarinho na Moda Masculina?

Você sabe quais são as diferenças entre gola, lapela e colarinho?

A moda masculina é repleta de detalhes que, apesar de sutis, podem mudar completamente o visual de um homem. Entre esses detalhes, destacam-se a gola, a lapela e o colarinho. Embora pareçam similares, esses três elementos têm diferenças significativas que vamos explorar neste artigo.

Tipos de Gola

A gola é o acabamento na parte superior de uma peça de vestuário, envolvendo o pescoço. Pode ser encontrada em camisas, suéteres, blusas e jaquetas. As golas adicionam estilo e funcionalidade às roupas, pois podem oferecer proteção contra o frio ou acrescentar um toque de design.

Gola Careca

Diferenças Entre Gola, Lapela e Colarinho

A gola careca, também conhecida como gola redonda, é a mais comum em camisetas. É uma gola simples, sem detalhes, que se ajusta confortavelmente ao redor do pescoço.

Gola Olímpica ou Redonda

Diferenças Entre Gola, Lapela e Colarinho

A gola olímpica ou redonda é semelhante à gola careca, mas com um ajuste mais apertado ao redor do pescoço. É comumente encontrada em camisetas esportivas e casuais.

Gola V

Diferenças Entre Gola, Lapela e Colarinho

A gola V é caracterizada pela abertura em forma de “V” na frente. Ela é encontrada principalmente em camisetas, suéteres e blusas, adicionando um toque de estilo casual e moderno. 

Pode ter a fenda em V mais fechada, bem junto ao pescoço ou com a abertura mais pronunciada indo até o meio do peitoral.

Gola Polo

 A gola polo tem um colarinho dobrável com dois ou três botões na frente. Este tipo de gola é comum em camisas polo, que são versáteis e podem ser usadas em ocasiões casuais e semiformal.

Gola Rolê

A gola rolê cobre parte do pescoço e é comumente encontrada em suéteres e blusas de inverno. É uma gola alta e fechada, ideal para proteger do frio.

Gola canoa

A gola canoa geralmente é mais aberta em direção às laterais, o que proporciona a aparência de uma canoa, daí seu nome. Tanto a gola canoa, como a gola v com o decote mais acentuado são indicadas para homens mais fortes, pois destacam a região do trapézio e peitoral.

Gola Henley

Diferenças Entre Gola, Lapela e Colarinho

Podemos dizer que a gola Henley é uma polo, porém sem o colarinho dobrado. Ou seja, ela tem uma gola fina e costurada, com uma fenda no peito com um, dois ou três botões.

Você pode se interessar também:

A transformação visual de Lula: de sapo barbudo a popstar midiático

Entenda as diferenças entre moda, estilo e elegância.

Tipos de Lapela

A lapela é o acabamento frontal de um casaco ou paletó, geralmente dobrada para trás e costurada na gola. As lapelas são essenciais para dar estilo aos blazers e ternos.

Lapela Notch

A lapela notch, ou em entalhe, tem um recorte em forma de V onde a gola encontra a lapela. É um tipo comum de lapela encontrada em blazers e ternos casuais.

Lapela Peak

A lapela peak, ou em ponta, tem a extremidade da lapela apontando para cima. Este tipo de lapela é mais formal e costuma ser encontrada em smokings e casacas.

Lapela Xale

Esse tipo de lapela se caracteriza por ter um visual mais uniforme, sem quebras, cortes ou pontas e envolve todo o pescoço, daí seu nome.

É a lapela geralmente encontrada em smokings, e que na maioria das vezes é confeccionada em cetim ou outro tecido brilhoso, o que lhe confere luxo e elegância.

Tipos de Colarinho

O colarinho é a parte de uma camisa que se dobra sobre o pescoço. Serve tanto para adicionar um elemento de estilo quanto para manter a gravata no lugar, quando necessário.

Colarinho tradicional, sem botão, com os bicos para baixo

Imagem Primer Magazine

São mais fechados, portanto devem ser usados com gravatas menos volumosas e com nó mais fino. Ideal para uma gravata mais slim. Indicado para homens mais gordos ou com pouco pescoço, pois ajuda dar uma alongada no rosto.

Colarinho Italiano sem botão, com os bicos mais afastados

 O colarinho italiano tem pontas mais abertas e é perfeito para ser usado com gravatas de nó grande. É um colarinho mais moderno e elegante.

Nó de gravata indicado, Windsor. É o mais indicado para homens altos e magros, pois dá volume à região do pescoço.

Colarinho Francês sem botão, com os bicos levemente afastados

O colarinho francês tem pontas mais próximas e é mais formal. É ideal para ser usado com terno e gravata, especialmente em eventos formais.

São os mais comuns nas camisas fabricadas e vendidas prontas nas lojas. Pede um nó de gravata de volume médio, como o semi Windsor.

Colarinho com botões ou colarinho americano

O colarinho dessa camisa é desestruturado, ou seja é maleável, e não possui barbatanas. Ela foi lançada nos EUA em 1896, faz muito sucesso por lá até hoje, mas você pode encontrá-la em diversas lojas no Brasil também. 

Existem especialistas que dizem que esse tipo de colarinho aceita o uso de gravata. Eu discordo!  Não combina pois é uma camisa informal. 

Colarinho quebrado ou wingtip

É o tipo de colarinho das camisas usadas com smoking. Ele é mais rígido e sua principal característica  são as pequenas dobras em suas pontas (wingtips). Elegante e tradicional, tem um visual discreto para ser usado com gravata borboleta.

Conhecer as diferenças entre gola, lapela e colarinho pode ser uma maneira eficaz de expressar seu estilo pessoal e selecionar a roupa perfeita para cada ocasião. Aprecie a variedade de opções disponíveis na moda masculina e faça suas escolhas de acordo com seu gosto, biotipo  e conforto!

Veja também:

Quais as diferenças entre tênis esportivos e tênis casuais

Os 17 piores erros cometidos em entrevistas de emprego

Deixe uma resposta