A breve vida de James Dean e o impacto na história da moda.

Saiba mais sobre a breve vida de James Dean e o impacto na história da moda.

James Dean viveu pouco, sua vida foi interrompida aos 24 anos em um trágico acidente de automóvel, mas sua breve carreira no cinema catapultou o astro como ícone de uma geração, fama de bad boy e talento reverenciado até os dias de hoje.

A Breve Vida De James Dean E O Impacto Na História Da Moda
Porsche 550 Spyder do ator James Dean após o acidente que causou sua morte.

Suas aparições nas telonas lhe renderam a primeira indicação póstuma da história do Oscar pelo seu último trabalho, no filme “Assim Caminha a Humanidade”, e, é até os dias atuais, o único ator a receber duas indicações póstumas ao maior prêmio do cinema americano. Sua outra indicação foi pelo filme “Vidas Amargas”.

A bela aparência de Dean em contraste com os papéis que representavam a rebeldia juvenil, a própria vida do astro, marcada por muitos namoros com belas modelos a atrizes e uma suposta fama de homossexualidade ou bissexualidade, aliada aos figurinos utilizados nos filmes e na vida real, também fizeram de James Dean um grande influenciador na cultura além do cinema, como na música e na moda.

James Dean e a influência na música.

Vários especialistas em cultura norte-americana são taxativos em afirmar que mesmo sendo um astro do cinema, James Dean influenciou no desenvolvimento do rock and roll, ou pelo menos teve influência em sua estética rebelde.

Segundo David Shumway, pesquisador em cultura americana e teoria cultural pela Universidade Carnegie Mellon, o astro  foi a primeira figura icônica da rebeldia juvenil e “um prenúncio da política de identidade da juventude”. A pessoa que Dean projetava em seus filmes, especialmente em “Rebelde Sem Causa”, influenciou Elvis Presley e muitos outros músicos que se seguiram e tiveram grande prestígio na história do rock.

A Breve Vida De James Dean E O Impacto Na História Da Moda
James Dean no filme Rebelde Sem Causa

Diversos músicos de rock, como David Bowie, Bob Dylan e Buddy Holly consideravam Dean como influência formadora sob vários aspectos, desde a estética, até a atitude rebelde. Ao longo de décadas, muitos músicos relembraram Dean em capas de discos, como o próprio Bob Dylan em The Freewheelin ‘Bob Dylan (1963) e em canções  como “A Young Man Is Gone” dos Beach Boys (1963),  “James Dean” dos Eagles (1974) ), e “James Dean” por Goo Goo Dolls (1989) e a cantora Taylor Swift fez referência a ele em ” Style ” (2014).

A influência do cinema na moda

Saiba mais sobre a breve vida de James Dean e o impacto na história da moda
Marlon Brando e James Dean tiveram grande influência na cultura pop e na moda

A moda sempre sofreu influência da cultura pop,  através da TV, cinema ou música.

Mas é claro que, quando falamos das décadas de 50 e 60, onde a TV não era tão comum e a música era muito mais ouvida do que vista, o cinema foi o maior influenciador do que os jovens vestiam na época, e, muito desses estilos criados na época se eternizaram e perduram até hoje.

Arquétipos do motoqueiro, do rebelde, do bad boy se popularizaram e impregnaram no imaginário popular através de um visual básico, com calça jeans, camiseta branca, botas e jaquetas de couro.

E a grande verdade é que além de James Dean, Marlon Brando também teve papel de protagonista nessa influência.

Os jovens queriam se vestir como os dois astros de Hollywood, que interpretavam rebeldes de muita atitude e também com apelo sexual. Inclusive, os dois atores, entre outros, são responsáveis pela popularização das calças jeans, antes consideradas peças de trabalho.

Veja também: Como viajar de moto pela lendária Rota 66

A Breve Vida De James Dean E O Impacto Na História Da Moda.

Jim Stark, papel de Dean em  “Rebelde sem Causa” era a personificação do jovem bad boy, que as telas dos cinemas da década de 50 ajudaram a transformar em estilo popular de toda uma geração insatisfeita com os ideais dos seus pais.

Na foto abaixo podemos ver o ator, com o seu visual mais icônico, calça jeans de cintura alta, camiseta básica branca e jaqueta de couro

Saiba mais sobre a breve vida de James Dean e o impacto na história da moda

Até os dias atuais, esse modelo despojado e básico, onde o “menos é mais” é utilizado e adorado por homens do mundo inteiro, de diversas faixas etárias.

Os tons neutros, de fácil combinação entre si, caíram no gosto do público masculino pouco afeito a maiores afetações ao se vestir e contribuíram para a formação de uma imagem máscula, moderna e sedutora.

Hoje em dia, quase setenta anos após a morte de Dean, é impossível encontrar qualquer material que fale sobre sua breve vida, sem citar, além do cinema (óbvio), o estilo de suas roupas e cabelo.

James Dean deixou uma marca indelével na moda, com tão poucos elementos, um corte de cabelo estiloso, jeans, t-shirt básica, jaqueta, botas e óculos.

Com apenas isso, o ator virou ícone fashion pois tinha atitude, personalidade, e, claro, muito carisma. 

Junto a tudo isso, a imagem bad boy do astro de cinema, que morreu no auge da carreira, fazendo exatamente aquilo que o tornou uma lenda, sendo rebelde, vivendo em alta velocidade e intensamente.

Esse foi apenas um pequeno recorte da intensa vida de James Dean contando sobre sua influência na história da moda e do que usamos até hoje em dia.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.